• Seja bem-vindo ao nosso website
73.3011-5055 8:00 - 18:00

Obesidade – Uma Torre de Babel

A Obesidade é uma doença grave, que acaba com milhares de vidas todo ano e isso tem aumentado assustadoramente. Já considerada uma pandemia mundial, resulta da gula, ou seja, porque comemos acima do necessário. Em suma, resulta de um desvio do hábito alimentar padrão para o indivíduo.

A Obesidade é uma panacéia. Uma torre de Babel no meio das pessoas e órgãos envolvidos com ela. Cada um quer ser o dono absoluto da verdade. Ainda tem interesses econômicos de bilhões de dólares envolvidos, o que complica mais ainda a situação.

Os órgãos públicos de Saúde começam agora, ainda de forma acanhada, a se preocupar com o problema. Enquanto isso, milhares de pessoas vão morrer dez, vinte, trinta anos mais cedo por causa desse mal. E nós continuamos a discussão imbecil sobre o uso ou não dos remédios para emagrecer.

Precisamos deixar a “sapiência ignorante” de lado e agirmos. Essa ação tem que começar com o mais eficiente tratamento de qualquer mal – A prevenção. Esta por sua vez deve começar no lugar mais sagrado de todos os “templos”: no seio familiar. Isso na hora das refeições e dos lanches. Fazendo o que? “Simplesmente comendo bem, de forma saudável”.

Outro agente importantíssimo na prevenção da obesidade é a escola, primordialmente no período do ensino fundamental. Por fim, os órgãos públicos com políticas educativas e na promoção e facilitação da atividade física pela população em geral, principalmente aos de menor poder aquisitivo.

Para quem está obeso ou com sobrepeso, o tratamento deve incluir todos os meios possíveis. Dentre esses meios, a mudança definitiva do hábito alimentar é o principal. Depois disso vem a prática diária de uma hora de exercícios. Não adianta trinta minutos diários. Com esse tempo você previne bem danos cardiovasculares e evita aumento de peso, nas não emagrece nada, pois em trinta minutos o organismo não queima gordura e sim as reservas energéticas armazenadas.

E os remédios? Isoladamente não fazem a pessoa emagrecer um grama sequer, porém a maioria esmagadora dos indivíduos com sobrepeso e obesos, não consegue emagrecer sem uso dos medicamentos.

Eles devem sim, ser prescritos e controlados estritamente por médico especializado, que determinará o tempo médio de uso das substâncias. Condená-los sumariamente é outra história (ou estória). É uma atitude de quem tem outros interesses ou de quem não conhece muito bem a ação terapêutica dessas substâncias. Muitas vezes esse desconhecimento é “imposto” por redes de televisão e/ou multinacionais com interesses comerciais por trás de tudo.

Precisamos de ações sérias e concretas no tratamento e, principalmente, prevenção da Obesidade. Só assim evitaremos que o mundo sofra uma explosão de gordura. Pense no seguinte: “Obesidade mata mais do que guerra- cinco vezes mais do que todos os cânceres juntos. Depois de exaustiva pesquisa no Medline – o maior banco de dados científicos relativos à saúde no mundo – posso concluir que remédio para ajudar emagrecer não mata ninguém” .

MEDSTÉTICA


Saúde, Beleza & Longevidade


Siga as redes sociais