Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Perguntas e respostas sobre o Botox (toxina botulínica)

Nesse artigo você encontrará muitas informações sobra a aplicação de toxina botulínica (Botox, Dysport, entre outros) no sistema perguntas e respostas. Foi baseado em perguntas comumente formuladas por pacientes e leitores do site. Se preferir um artigo com uma estrutura mais organizada vá em: Botox: Indicações e Mecanismos de Ação | Linhas Expressão, Hiperidrose, Suor excessivo.

 

botox-aplicacao-bh-teixeira-de-freitas

 

Em que consiste o Botox?

“Recomendaram para mim que eu fizesse uma aplicação de botox para eliminar as rugas que tenho na testa e entre as sobrancelhas. Gostaria de saber como funciona o botox.”

 

Primeiramente você deverá passar por um dermatologista para avaliar as indicações. Se o botox for indicado, o procedimento consiste na realização de pequenas injeções de Toxina Botulínica nos músculos que provocam as rugas de expressão. O medicamento irá agir sobre esse músculo relaxando-o, assim as marcas de expressão serão suavizadas e, em alguns casos, temporariamente eliminadas.



Para que tipos de rugas o Botox é apropriado?

“Tenho 35 anos de idade e começaram a se formar rugas finas ao redor dos meus olhos. As dobras nasolabiais são cada vez mais profundas, do mesmo modo que as rugas que eu tenho entra as sobrancelhas. Para que tipo de rugas é apropriado o Botox?”

 

A aplicação da toxina botulínica (nomes comerciais: Botox®, Dysport®, entre outras), é apropriada para rugas de expressão, principalmente, como as que acontecem na região frontal (testa), na região glabelar (entre as sobrancelhas) e região peri-orbicular (ao redor dos olhos, “pés-de-galinha”). Algumas técnicas utilizam a aplicação para algumas rugas na área do pescoço e do colo. Para os sulcos, pregas e dobras nasolabiais é mais comum e com melhores resultados o uso do preenchimento, não estando indicado o uso do botox.

 

Por quanto tempo a pele fica livre de rugas após o tratamento com Botox?

botox-bh-teixeira-freitas-frasco

“Estou pensando em eliminar as minhas rugas com Botox. Dado que não é o procedimento mais barato, me pergunto por quanto tempo duram os seus efeitos.”

 

Normalmente o efeito do Botox dura de 3 a 6 meses, para o tratamento de rugas. Lembre-se que é um bom tratamento para ajudar na prevenção ou diminuição do aparecimento de novas rugas. Trata-se de um cuidado contínuo para a pele, por isso a necessidade de novas aplicações.

 

Que implicações tem um tratamento com Botox?

“Vou fazer o meu primeiro tratamento com Botox. Gostaria de saber que implicações tem e quanto tempo supõe submeter-se a este procedimento.”

 

A aplicação de toxina botulínica (botox, dysport) é minimamente invasiva e é realizada em poucos minutos. No procedimento são injetadas pequenas quantidades do produto sob a pele. Essas áreas podem apresentar um pequeno eritema (vermelhidão) e ficarem com um aspecto entumecido (ligeiramente inchado), o que ocorre só no local da aplicação e dura pouco tempo.

 

O Botox produz incômodos?

“Tenho medo da dor da agulha quanto se injeta a substância na pele. Que incômodos produz o tratamento com Botox?”

 

Não há grande incômodo com a aplicação do botox (ou outras toxinas botulínicas). Dependendo do limiar de dor de cada paciente, pode-se sentir um ligeiro incômodo. Para contornar esses efeitos é comum utilizarmos um anestésico tópico, que praticamente elimina a dor, na grande maioria dos casos. Se está interessada em realizar o procedimento, pode fazê-lo sem medo.

 

Quando não é recomendável um tratamento com Botox?

 

“Existe alguma doença ou condição que não deva ocorrer com o paciente para que o tratamento com Botox seja possível? Quais são as contra-indicações para o uso do Botox?”

 

botox-rosto-bh-belo-horizonte-teixeira-de-freitas

O botox (toxina botulínica) age localmente, não tendo efeitos sistêmicos, assim não há contra-indicação absoluta para aqueles casos de uso estético.

Ele não pode ser aplicado em gestantes ou em pessoas que forem alérgicas aos componentes do produto.
Também deve ser evitado no caso de infecções no local a ser tratado.

 

Botox e antibiótico

“Posso fazer aplicação de botox na região glabelar quando uso antibióticos?”

 

A aplicação de toxina botulínica, concomitante ao uso de alguns antibióticos é contra-indicada, são eles: a ge
É recomendável terminar o tratamento com antibiótico, antes de realizar a aplicação de botox.ntamicina, tobramicina, clindamicina e lincomicina.

 

Para que tipos de rugas o Botox é apropriado?

“Tenho 35 anos de idade e começaram a se formar rugas finas ao redor dos meus olhos. As dobras nasolabiais são cada vez mais profundas, do mesmo modo que as rugas que eu tenho entra as sobrancelhas. Para que tipo de rugas é apropriado o Botox?”

 

A aplicação de toxina botulínica (botox®, dysport®, entre outras), é apropriada para rugas de expressão principalmente, como as que acontecem na testa, entre as sobrancelha e a ao redor dos olhos.

Algumas técnicas utilizam a aplicação para algumas rugas na área do pescoço e do colo.

Para os sulcos nasolabiais é mais comum e com melhores resultados o uso do preenchimento facial.

 

Com que idade se pode realizar um tratamento com Botox?

“Tenho 59 anos e estou pensando em fazer o tratamento com Botox. Gostaria de saber se sou velho demais para este método. Existe algum limite de idade?”

 

Neste caso é muito importante a avaliação do seu médico, pois existem casos em que ainda pode-se obter bons resultados. No entanto, se a flacidez da pele for muito intensa, é possível que seja indicado algum outro procedimento antes da aplicação do botox, ou poderá acabar não notando efeito muito significativo.

 

Quanto tempo é necessário para que os resultados do tratamento se tornem visíveis?

“Entro de férias uma semana depois de me submeter a um tratamento com Botox e quero ter um bom aspecto. Quanto tempo é necessário para que os resultados do tratamento se tornem visíveis?”

 

Esse tempo varia com cada pessoa e um pouco com a marca de produto aplicada, mas em média 1 semana. O tempo máximo para surgirem os efeitos é de 10 a 15 dias.

 

Que tipo de regime pós-operatório devo seguir e que limitações se devem ter em conta?

“Existe alguma limitação ou regime especial que deva ser seguido depois do tratamento com Botox? Não quero que o procedimento afete minhas tarefas habituais.”

 

O paciente deve evitar atividades físicas no dia da aplicação e não deve se deitar por 4 horas após o procedimento.

A aplicação de botox não requer restrições de dieta ou de atividades do dia a dia.

 

Com que frequência eu devo repetir o tratamento com Botox para manter seus resultados?

botox-bh-teixeira-freitas-rugas-linhas

“Li que o efeito do Botox desaparece depois de algum tempo. Com que frequência é necessário repetir o tratamento para que os resultados sejam permanentes?”

 

O efeito do botox começa a diminuir a partir dos 3 meses em média. Após 6 meses da aplicação já não há mais efeito, salvo exceções. Assim, para quem quer o efeito permanente sem intervalos, aproximadamente a cada 4 meses. Entretanto, se você mantiver uma aplicação a cada 6 meses você terá ótimos resultados com custos menores.

 

Que complicações e efeitos secundários se produzem depois do tratamento com Botox?

“Estou querendo tratar minhas rugas com Botox, mas tenho medo das complicações que possam ocorrer. Queria saber quais complicações são comuns e quais efeitos secundários podem ocorrer depois do tratamento com a aplicação de Botox?”
A aplicação de toxina botulínica, traz poucos e raros efeitos colaterais. Se aplicado por um dermatologista capacitado as chances de efeitos colaterais ou complicações quase nunca ocorrem.

 

Dos efeitos mais comuns destacamos:

  • Possíveis equimoses (“mancha roxa”, popularmente: “hematoma”), que são leves e desaparecem rápido.
  • Dor de cabeça: pode ocorrer uma cefaléia leve, que pode ser tratada facilmente com analgésicos habituais.
  • Ptose palpebral (queda da pálpebra): é rara, ocorrendo em menos de 1% dos casos. Quando ocorre melhora rapidamente, em torno de duas semanas.

 

Que riscos podem ocorrer devido a um tratamento repetitivo com Botox?

 

“Existem riscos no caso de eu repetir o tratamento em várias ocasiões? Já me disseram que, depois de interromper um tratamento de longa duração, o rosto pode ficar muito mais velho.”

 

Isso não é verdade, as aplicações sucessivas não causam qualquer envelhecimento à pele. Se as aplicações forem muito próximas, com intervalos menores que 3 meses, pode ocorrer uma resistência e a toxina botulínica (Botox, Dysport) perderem o seu efeito.

Quando acaba o efeito do botox a musculatura volta a se contrair normalmente e aí você poderá notar o ressurgimento das rugas que tinha antes, mas a pele não fica pior do que antes do botox.

 

Aumento dos lábios com botox

“Eu posso aumentar os lábios através da aplicação de botox?”

 

O uso da toxina botulínica é específico para os músculos, causando o seu relaxamento e diminuindo as rugas de expressão. Pode também tratar rugas labiais, mas NÃO é utilizada como preenchimento e aumento de volume labial.

Para realizar o preenchimento dos lábios deve-se utilizar preenchedores específicos para essa função, como o ácido hialurônico.

 

Qual é o preço de um tratamento com Botox?

“Quero eliminar as minhas rugas com aplicação de Botox. Qual é o preço do tratamento com Botox?”

 

O CRM, através do Código de Ética Médica proíbem a indicação de preços e formas de pagamento sem avaliação prévia do paciente.

É importante consultar com o dermatologista, pois ele poderá determinar qual a indicação e a melhor forma de tratamento para você.

 

Fontes:

Código de Ética Médica (Conselho Federal de Medicina)

Botox: Indicações e Mecanismos de Ação | Linhas Expressão, Hiperidrose, Suor Excessivo

Livro: Toxina Botulínica. Jean Carruthers e Alaistair Carruthers.

 

Artigos relacionados:

2 comentários

  1. jorge de oliveira disse:

    gostaria de saber se meu caso é possivel de ser esolvido, eu tenho o bigode chines e pode ser em consultório , a sou diabetico pode haver alguma complicação?

    • Dr. Alexandre Lima disse:

      Olá Jorge, obrigado por enviar a sua dúvida.

      Na verdade o “bigode chinês” que é o sulco nasogeniano, não é tratado através da aplicação de botox e sim a através do preenchimento, olhe no link um pouco mais sobre isso ou marque uma consulta para podermos avaliar o seu caso.

Comente