Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Botox: Indicações e Mecanismos de Ação | Linhas Expressão, Hiperidrose, Suor Excessivo

botox-rosto-bh-hiperidrose-suor-excessivo

Resumo do Artigo

O Botox ® é uma toxina extraída, originalmente da bactéria Clostridium botulinum que, por ter um efeito de paralisar a musculatura passou a ser utilizado, para fins estéticos, no tratamento de linhas de expressão, linhas faciais e no tratamento da hiperidrose (suor excessivo).

A aplicação de botox é feita através de pequenas injeções nos locais a serem tratados, o efeito começa a aparecer com 2 a 7 dias e dura em torno de 4-6 meses quando é feita aplicação de botox no rosto e 9 meses a 1 ano, quando aplicamos o botox para hiperidrose.

Muitas dúvidas serão respondidas abaixo, mas se deseja saber outras informações use o espaço de comentários, que será respondido por nossos médicos. Deseja saber o preço ou marcar consulta, utilize nosso formulário de contato no final da página.

 

O que é toxina botulínica (Botox ®)?

botox-bh-teixeira-freitas-frascoA toxina botulínica é um complexo protéico originário da bactéria Clostridium botulinum. Existem diversos sorotipos, sendo que o mais utilizado é o sorotipo A.

Com finalidade médica foi primeiro utilizada na Oftalmologia e Neurologia. Botox ® foi a primeira toxina utilizada comercialmente e tornou-se sinônimo do produto e do procedimento, hoje muito difundido na Dermatologia e na Plástica. Aqui quando dissermos Aplicação de Botox, entenda como Aplicação de Toxina Botulínica.

 

Como funciona o Botox?

Quando se faz a aplicação de Botox no rosto ou em outras áreas, a toxina botulínica atua junto a receptores neuromusculares, impedindo a transmissão dos impulsos do neurônio para o músculo e com isso a sua contração, relaxando a musculatura.

É isso que faz com que haja um relaxamento das linhas de expressão, por relaxar esses músculos causam as rugas dinâmicas, como quando franzimos a testa, ou nas rugas de “pés-de-galinha”, assumindo grande importância na melhora estética quando fazemos aplicação de botox no rosto, como para o tratamento das rugas.

No tratamento para hiperidrose, o Botox impedirá o impulso nervoso que libera o suor das glândulas sudoríparas, que casa a suor excessivo.

Quero ter uma pele mais jovem e bonita!

Quais as vantagens do Botox?

A aplicação de botox é muito segura, principalmente quando realizada por um dermatologista ou outro médico especializado na sua aplicação.

Durante muito tempo houve um certo medo por parte de algumas pessoas que pensavam que ficariam “sem expressão”, mas isso não ocorre, se feito corretamente. Assim, para o tratamento de linhas de expressão, a aplicação de botox no rosto ainda é um dos tratamentos mais utilizados até hoje.

Para o tratamento da hiperidrose (suor excessivo), ele é o método mais seguro e com menos efeitos colaterais, principalmente para aqueles que não desejam fazer cirurgia, como a simpatectomia (que é um ótimo método para o tratamento da sudorese excessiva). Não há indução de sudorese compensatória. Entretanto, quando aplicamos botox nas mãos, pode haver diminuição dos movimentos finos, o que pode incomodar pianistas, violonistas e artesãos. Nos demais pacientes isso não é significativo.

 

Quais as Indicações do Botox?

botox-bh-teixeira-freitas-rugas-linhasA aplicação de botox está indicada nos casos onde há formação de linhas de expressão ou para o tratamento de excesso de suor:

  • Rugas na testa (linhas de expressão)
  • Rugas entre as sobrancelhas
  • Rugas periorbiculares (pés-de-galinha)
  • Hiperidrose axilar (suor excessivo nas axilas)
  • Hiperidrose palmar e plantar (sudorese nos pés e mãos)
  • Sorriso gengival
  • Poros dilatados (Mesobotox)

 

O botox não está indicado para as rugas nasogenianas (“Bigode Chinês”) onde os melhores métodos são os de preenchimento.

 

Quanto tempo dura o efeito do botox?

O efeito da aplicação de botox no rosto dura de 3-4 meses, quando então começa a diminuir e acaba totalmente com 6 meses após a aplicação. Por isso recomendamos novas aplicações a cada 6 meses.

Para o tratamento do suor excessivo (hiperidrose) o tempo de duração fica em torno de 9 meses, sendo que alguns pacientes têm efeito residual por até 01 ano, quando fazemos nova aplicação do botox.

 

Quanto tempo demora e como é o procedimento?

Na aplicação de botox no rosto (para linhas de expressão, sorriso gengival, poros dilatados) ou nas axilas (para hiperidrose axilar)fazemos um preparo e limpeza da pele e aplicamos um anestésico tópico (pomada). Quando pronto aplicamos a toxina botulínica nos pontos necessários. O paciente pode seguir sua rotina normal após a aplicação, apenas tomando alguns cuidados que o médico irá orientar. O procedimento demora aproximadamente 30 minutos.

Na aplicação de botox nos pés ou nas mãos (hiperidrose palmar, hiperidrose plantar), após assepsia adequada fazemos um bloqueio anestésico para acabar com a sensibilidade desses locais e fazemos a aplicação necessária. Após o procedimento essa diminuição da sensibilidade pode durar algumas horas. Dificultando e contra-indicando a direção. O procedimento demora em torno de 1 hora a 1 hora e meia.

 

Como fica a pele após o tratamento com o Botox?

Imediatamente após a aplicação de botox pode-se notar pequenas pápulas (elevações na pele) que normalizam em poucos minutos.

Em poucos casos pode-se atingir alguns vasinhos pequenos, levando a pequena equimose (“hematoma”), que pode durar alguns dias e deve-se evitar exposição ao sol.

O efeito começa a surgir em média a partir do terceiro ao sétimo dia. Normalmente o médico pedirá uma reavaliação após 15 dias.

 

Quais os cuidados após a aplicação do Botox?

Existe algumas recomendações clássicas após a aplicação do botox:

  • Evitar exposição ao sol.
  • Não deitar-se por 4 horas.
  • Não realizar atividades físicas no dia da aplicação.
  • Não massagear a área tratada.

Apesar de algumas pessoas pensarem o contrário, não há problemas em gesticular, sorrir e realizar outras expressões que são habituais.

 

Quem pode fazer a aplicação de Botox?

A princípio qualquer pessoa pode realizar a aplicação de botox, sendo inclusive, em casos de doenças específicas, aplicado até em crianças.

Para fins estéticos, no entando isso pode ser feito a partir dos 20-25 anos, como forma de prevenir a formação de algumas linhas de expressão. A partir dos 30-35 anos começamos a utilizar o botox como auxiliar no tratamentos dessas rugas.

No caso da hiperidrose, se há um incômodo grande ou comprometimento social pode ser realizada a aplicação em pessoas mais novas.

 

Quais são as contra-indicações do Botox?

Existem poucas contra-indicações à aplicação do botox:

  • Hipersensibilidade ao produto (alergia): é rara
  • Presença de processo inflamatório ou infeccioso no local.
  • Gravidez e amamentação.

 

O seu dermatologista poderá te orientar sobre outras contra-indicações, assim como poderá indicar também outros tratamento para os problemas citados.

Quero ter uma pele mais jovem e bonita!

Ficou interessado? Procure o seu médico, ou marque uma consulta com os nossos médicos. Tem mais alguma dúvida sobre a Toxina Botulínica (Botox ®, Dysport ®, entre outros), assim como outros tratamentos para linhas de expressão ou suor excessivo? Utilize o espaço de comentários ou nosso formulário de contato/dúvidas ao lado.

 

Leia Mais sobre o Botox:

Botox: Nada Igual para Rugas Dinâmicas.

Dermatologista em BH

Botox BH

 

Fonte:
Wikipedia: Clostridium botulinum
Wikipedia: Botox (Toxina Botulínica)
Botox Rugas de Expressão (Site da Allergan)
Livro: Toxina Botulínica. Jean Carruthers e Alaistair Carruthers.

As informações prestadas têm a finalidade de educar e informar. Não são, necessariamente, praticadas pelos profissionais da MedStetica. Essas informações, em hipótese alguma, substituem aquelas fornecidas pelo médico no seu atendimento formal, por isso, antes de realizar qualquer procedimento consulte um médico. O Objetivo do ato médico, como em toda a prática médica, constitui-se da obrigação de meio e não de fim ou resultado. As fotos e imagens são meramente ilustrativas.

 

53 comentários

  1. Marcia disse:

    Gostaria de saber> Quando passa o efeito do botox na testa, como fica?.A testa fica pior que antes,ou melhora, pois , tenho medo de que a linha de expressaõ aumente,por ficar tanto tempo esticada, não sei se é essa a foma de falar.Goataria de tirar essa dúvida, pois nunca fiz aplicaçõa, mas agora estou pensando, por ter uma linha de expressaõ na testa, e nem mesmo minha mãe tem, pois atesta dela , é lisinha.KKKKKKKK

    • Dr. Alexandre Lima disse:

      Olá Marcia,

      Quando o efeito do botox passa, sua pele volta ao que era antes, pelo menos, sendo que muitas vezes volta melhor. Nunca ela ficará pior. A grande questão é que nos acostumamos com a pele muito melhor do que era antes, aí, quando o efeito passa e volta ao normal, temos a impressão de piora, mas isso não acontece.

  2. marilza nunes disse:

    GOSTARIA DE SABER SE EU FIZER O BOTOX SE POSSO FICAR COM EXPRESSÃO MUITO ARTIFICIAL, POIS PROCUREI UMA DERMATOLOGISTA PRA FAZER E ELA ME DISSE QUE MINHA SOMBRACELHA É MUITO ALTA E QUE NÃO FICARIA BEM, TENHO 43 ANOS E ACHO MINHA PÁLPEBRAS MUITO CAIDAS.OBRIGADA

    • Dr. Alexandre Lima disse:

      Boa Tarde Marilza,

        Atualmente, os métodos que utilizamos para aplicar o botox deixam o rosto natural e mais bonito, entretanto é importante ver a indicação para cada caso. Se houver grande flacidez talvez seja importante fazer o uso de outras técnicas, como por exemplo laser ou cirurgia, mas é importante seguir a orientação do seu dermatologista.

  3. Miquéias Alves disse:

    Gostaria de saber sobre o tratamento da hiperhidrose
    axilar, qual o valor e sobre a eficácia após a aplicação,
    obrigado.

    • Dr. Alexandre Lima disse:

      Olá Miquéias,

      A aplicação de Botox é um dos métodos mais eficazes para o tratamento da Hiperidrose Axilar, para aqueles que não desejam realizar cirurgia (simpatectomia), pois acaba com excesso de suor e não produz sudorese paradoxal. A aplicação dura em média de 9 meses a um ano, quando deve ser refeita.

      Estamos à disposição para retirar outras dúvidas.

  4. Helia Fonseca disse:

    Gostaria de saber se voces fazem preenchimento no queixo e se possivel mande-me algumas fotos.

    • Dr. Alexandre Lima disse:

      Bom dia Helia,

      Nós realizamos sim o preenchimento no queixo, que é uma técnica interessante quando este é o incômodo do paciente. Entretanto é muito importante uma avaliação com um profissional capacitado antes de realizar o tratamento.

      Caso queira mais informações volte a entrar em contato conosco. Estaremos sempre à disposição.

  5. simone soares disse:

    tenho um suor que me encomoda bastante,as areas que mais tenho esse suor são nos pés,mãos e axilas gostaria de saber qual o tratamento mais indicado sem ser o botox

  6. Caio Mendes disse:

    Ola! Tenho 18 anos e tenho uma linha de expressão na testa muito acentuada. O tratamento com o botox pode ser eficaz, ou ainda é muito cedo para este tipo de procedimento?

    • Dr. Alexandre Lima disse:

      Olá Caio,

      Se a linha de expressão já se encontra muito acentuada você pode fazer a aplicação de botox sim. Não há restrição de idade para o uso, desde que haja uma indicação correta. Para isso você deve procurar o seu dermatologista, ou se preferir nós também estamos à sua disposição.
      É necessário avaliar pois pode haver outras possibilidades de tratamento e só na consulta podemos averiguar essas outras possibilidades.

  7. Valdenir disse:

    gostaria de saber quando acaba o efeito do botox,se as rugas voltam como antes

    • Oi Valdenir,

      Como foi dito no artigo, o efeito dura em média 3-4 meses, quando começa a diminuir. Com 6 meses não há mais efeito do botox e a pele volta à sua contração normal, ou seja, as rugas voltam a aparecer entre os 3-6 meses.
      É importante diferenciar que elas voltam ao estado normal, mas não ficam piores do que eram antes do tratamento. Na prática mantém-se um pouco melhor quando fazemos a aplicação de botox.

  8. silvania rodrigues disse:

    minha dermatologista aplicou botox nas minhas palpebras um ponto em cada fiquei horrivel fiquei com meu olhar caido sera se vou voltar ao normal

  9. FATIMA disse:

    Amo o botox,e aconselho com segurança,já uso ha 3 anos e nunca vou deixar de fazer,é milagroso,vc se sente outra,renovada e feliz.Sempre com a pele de aparencia jovem…

  10. IZABELLA disse:

    Olá!
    gostaria de saber mais sobre a aplicação do botox para prevenir rugas de expressão.
    tenho 25 anos e sinto que as vezes acumulo tensão principalmente no meio da testa – entre os olhos, o que deve levar ao surgimento das linhas, além de deixar a expressão mto séria.
    para esse caso, qual seria a periodicidade das aplicações?
    muito obrigada.

    • Dr. Alexandre Lima disse:

      Boa Noite Izabella,

      O botox (aplicação de toxina botulínica), como deve ter lido no artigo, é um método para auxiliar na prevenção de rugas de expressão, principalmente naquelas pessoas que têm um hábito forte de contrair essa musculatura, como você relatou.
      Para que o efeito de sua aplicação fique bem natural, é importante realizar com um dermatologista bem treinado.

      Você perguntou sobre a periodicidade. Para uma pessoa nova como você, fazer uma aplicação a cada 6 meses irá auxiliar bastante na formação daquelas rugas e já será o suficiente. Você pode escolher aplicar em apenas uma área, dependendo do seu caso, para tratar aquela que incomoda mais.

  11. Raquel disse:

    Tenho 26anos e tenho linhas de expressao mas tenho medo da aplicasao de Botox. pois penço que mais tarde posso ficar com o rosto orrivel?

    • Dr. Alexandre Lima disse:

      Olá Raquel,

      Esse é um medo comum, de muitas pessoas, mas é infundado. A aplicação de Toxina Botulínica (botox) não causa problemas à pele e, do ponto de vista estético e das linhas de expressão ela só tem a melhorar pois retarda o seu aparecimento. O tratamento também não vicia e, se for opção do paciente, podem ser interrompidas as aplicações a qualquer momento.

  12. eliane disse:

    ola doutor? odeio meu rosto, pois tenho umas linnhas de expressao do lado do nariz e me deixa feis, tambem tenho bolsa nos olhos…custa muito caro fazer botox? e perigoso? pode dar errado?

    • Dr. Alexandre Lima disse:

      Olá Eliane,

      Gostaríamos que não falasse, nem pensasse assim do seu rosto, todos nós temos alguns problemas e imperfeições que nos incomodam. Tenha certeza, isso não é “privilégio” só seu. Entretanto, se temos algo que nos incomoda, felizmente, temos também várias formas de tratamento, o aplicação de toxina botulínica (Botox, Dysport, entre outras) é uma delas. Que é boa para rugas de expressão, mas não é boa para bolsas nos olhos.

      Para você, seria interessante uma avaliação para planejarmos as melhores formas de realizar esse cuidado e tratamento. Tenho certeza que que ficará bastante satisfeita.

  13. Adriana disse:

    Olá por favor, gostaria muito de uma ajuda!Fiz um botox na palpebra inferior dos olhos para amenizar linhas e rugas de expressão.em uma palpebra houve equimose,mas o hematoma ficou muito grande, parecendo que levei “um soco no olho”,fiz o procedimento em 22/10 e at´hj nota-se a mancha.
    O que poderia fazer?Por favor, me dê uma orientação,pois é um procedimento caro, fiz no intuito de melhorar ,mas não deu muito certo.
    Abraços,

    • Dr. Alexandre Lima disse:

      Olá Adriana,

      Equimoses podem acontecer quando se faz a aplicação de botox e não deixa manchas permanentes na maioria dos casos. Entretanto, para saber o melhor tratamento você deveria se consultar. O que te indico é que entre em contato com o Dermatologista que realizou o procedimento pois ele poderá determinar um bom tratamento para você.

  14. elaine disse:

    eu mesma posso aplicar o botox

  15. Paloma disse:

    Olá Dr.!
    Tenho hiperidrose nas mãos, pés e axila.
    Já estou decidida a fazer as aplicações na axila e nas mãos, porém o dermatologista que vai me aplicar disse que não tem como fazer anestesia nas mãos… isso não vai ser muito dolorido??? Como é o procedimento nas mãos???

    Aguardo retorno.
    Obrigada

    • Dr. Alexandre Lima disse:

      Paloma,

      Se você está na dúvida sobre a aplicação de botox, procure a opinião de outro colega, pois é possível sim fazer anestesia das mãos, uma vez que a aplicação de botox nas mãos é um pouco mais dolorosa sim. Se tiver outras dúvidas volte a entrar em contato.

  16. Edinéia Ribeiro disse:

    Boa noite, gostaria muito de arquear as sombrancelhas utilizando o botox… qual seria o valor para a aplicação nesta área? E o valor do procedimento total? Por favor, enviem-me opções de pagamento!
    Grata,

  17. ana paula disse:

    olá, gostaria de saber se o botox tem varios tipo de marcas, ou uma só, e se tiver, qual a melhor?

    • Dr. Alexandre Lima disse:

      Olá Ana Paula,

      Sim, existem várias marcas de toxina botulínica. Classificar a melhor não convém, pois cada profissional se adapta melhor a um tipo. A aplicação de botox, bem realizado não difere tanto de uma marca para outra. Embora, para alguns tratamentos, como a hiperidrose, tem melhores resultados com algumas marcas. Seu dermatologista poderá te orientar melhor.

  18. Ana J.S disse:

    Tenho interesse em fazer a aplicação de botox para tratamento de hiperidrose nas axilas, gostaria de saber se como é realizado o procedimento, é muito dolorido?

    • Dr. Alexandre Lima disse:

      Ana, a aplicação de botox para hiperidrose axilar é feita da mesma forma que no rosto. O botox é injetado na pele e a substância agirá nas glândulas impedindo que haja a sudorese. A aplicação não é dolorosa, mas em pessoas mais sensíveis utilizamos anestésico tópico tornando o procedimento indolor.

      Se quiser estamos à sua disposição.

  19. maria karina da silva disse:

    gostaria de tirar uma dúvida, quando se aplica o botox na região que se deseja, por exemplo na testa , não se injeta a o botox logo em cima da linha de expressão.

    • Dr. Alexandre Lima disse:

      Olá Maria Karina,

      A localização da aplicação de botox, dependerá do padrão de contração da sua musculatura, e não necessariamente no local onde a linha de expressão está. O botox (toxina botulínica) age em uma área de aproximadamente 2cm ao redor de onde é aplicado assim, mesmo que seja aplicado “fora da linha” ele agirá em toda a região das rugas de expressão.

      Se tiver interesse em fazer a aplicação do botox ou tiver outras dúvidas, entre em contato conosco.

  20. Marcia Maria disse:

    Sempre leio informações diferentes..em algumas materias informam q é possivel só para as rugas labias,e não do bigode chines.Tenho 45 anos e o q me incomada são as labias q são finas,pois não me incomoda o bigode chines.É possivel o botox nesta região labial?

    • Dr. Alexandre Lima disse:

      Oi Marcia,

      Para as rugas labiais, se forem finas e não houver um espessamento da pele dos lábios a aplicação de toxina botulínica (botox) pode trazer um grande benefício sim e pode ser realizada. Em algumas situações, pode ser importante a complementação do tratamento da pele com outros cuidados e tratamentos. No entanto, a aplicação nos lábios é mais delicada e precisa ser feita por um dermatologista treinado no procedimento.
      Se for do seu interesse, agende uma consulta para melhor avaliação e realização do procedimento. Se tiver outras dúvidas, volte a entrar em contato.

  21. lucinalva Nóbrega de Medeiros Silva disse:

    Quero botar Botox embaixo dos olhos, pois tenho uma flacidez e algumas ruguinhas finas ,mas estou envelhecida . Tenho 47 anos e uma area dos olhos muito envelhecida com sensação de sofrida.è aconselhável eu fazer só embaixo dos olhos?/

    • Dr. Alexandre Lima disse:

      Olá Lucinalva,

      Para lhe dizer, com certeza, qual seria o melhor tratamento, teríamos que avaliá-la em uma consulta. De uma forma geral, na sua faixa etária, o botox traz bons resultados, mas é frequente precisarmos de outros tratamentos concomitantes, como o peeling ou lazer e às vezes o preenchimento. Gostaria que marcasse uma consulta para avaliarmos melhor a condição da sua pele. Estaremos à sua disposição.

  22. JANDIRA HELLMAN OLIVEIRA disse:

    Eu tenho 63 anos, tenho bastante rugas gostaria de saber maais sobre aplicação de botox é um tratamento indicado para mim ou Laizer seria melhor.

    • Dr. Alexandre Lima disse:

      Olá Jandira,
      Bem, para a sua idade é comum precisarmos dos dois procedimentos e ocasionalmente também do preenchimento. É o que chamamos hoje de tratamento global do rosto, onde tratamos da pele mais superficial, tratamos profundamente a pele e também fazemos uma volumização, devido à flacidez que ocorre graças à perda de volume da idade.
      Claro que aqui estamos dando idéias sobre possíveis tratamentos. O plano de tratamento só pode ser determinado através de uma consulta com o dermatologista.

  23. isleilde da cunha carvalho disse:

    boa tarde eu a minha filha tem este problema,de suor nas mãos gostaria de saber como faço. pra resolver ela tinha o suor muito forte, ja de uma maneira que não queria mas estudar com vergonha, dos outro colega de sala de aula fica tomado gosto com ela, não tinha vontade de sair, pra nem um luga defindo mal cheiro, e nas mãos o suor é muito forte que fica pingando mider aiguma solução. eu que estou escrevendo sou a mãe dela.

    • Dr. Alexandre Lima disse:

      Oi Isleilde, obrigado pelo contato.

      Não é possível prescrever qualquer tipo de tratamento sem antes avaliar a sua filha. Por isso marque uma consulta, onde poderemos determinar um correto diagnóstico e escolher as melhores formas de tratamento para ela. Sabemos do quão ruim é o dia a dia para o portador de hiperidrose e estamos atentos a isso.

  24. jacqueline Barros disse:

    Gostaria de saber se posso fazer o botox ,pois tenho lupus erimatoso discoide?

  25. david lopes disse:

    Bom presciso de botox pois ja tenho 50 a
    E tenhos muitas olheiras ja bem profundas
    Quero saber quato custa cada aplicacao e quantas
    Presciso

  26. Leandro Silva disse:

    Boa tarde!
    Tenho 30 anos e tenho muitas rugas de expressos na testa, nos olhos e famoso bigode chines, o uso de aplicação do Botox daria um resultado eficaz?

    aguardo o contato para marcar uma consulta!

  27. Mônica Morreira disse:

    Quero saber se é possível fazer botó.x, sendo que tenho muita linha de expressão ao redor da boca e olhos,pele muito flácida e envelhecida.Tenho 47anos

  28. vanda disse:

    Posso usar botox no colo para tirar as rugas e a flacifez

    • Dr. Alexandre Lima disse:

      Olá Vanda, o botox na área do colo pode ajudar em alguns casos, mas normalmente não é o mais indicado. Hoje temos obtido resultados muito bons com Laser de CO2 Fracionado e Sculptra. Marque uma consulta para avaliarmos.

      • Cleriston disse:

        ola me fale um pouco sobre o procedimento para preenchimento de rosto, pois tenho um rosto muito magro..QUE PROCEDIMENTO FAZER??

        • Dr. Alexandre Lima disse:

          Oi Cleriston, para casos de rosto magro, como o seu, pelo que relata, é bem provável que o preenchimento facial seja a melhor solução. No entanto como eu sempre digo, é muito importante que você agende uma consulta para que eu possa avaliar. Eu fico à sua disposição. O telefone do consultório é: (31) 3222-2245.

Comente