Segunda à Sábado - 8h às 18h  - 73 3011.5055 - 99872.5505

Alopecia Areata

alopecia-areata-queda-de-cabelo

O quê é Alopecia Areata?

A Alopecia Areata é um quadro de queda de cabelo, onde há uma perda abrupta, total dos pelos de uma determinada região. Popularmente, algumas pessoas chamam de “peladeira“, embora esse termo também seja utilizado para alguns tipos de micoses no couro cabeludo. A Alopecia Areata pode estar presente tanto em homens quanto mulheres.

Como se manifesta a Alopecia Areata?

Essa queda pode ocorre mais comumente no couro cabeludo, mas também pode aparecer na barba, supercílios, região pubiana, etc.

Na Alopecia Areata notamos áreas de falha ou queda de cabelo, normalmente circular, podendo variar de 1-5 cm.

Também existem outros tipos menos frequentes: A Alopecia Areata Ofisiásica que se inicia na região occipital (nuca) e progride para a região posterior da cabeça; e a Alopecia Areata Difusa, que não apresenta área de falhas, mas sim fios que se soltam aleatoriamente em todo o couro cabeludo, no meio de fios sãos.

Fatores agravantes da Alopecia Areata

Na maioria das vezes a evolução é positiva com cura, mas isso varia de acordo com a pessoa e diversos fatores podem influenciar: atopia (“pacientes alérgicos“) alterações nas unhas, início antes da puberdade, presença de outras doenças autoimunes. O tipo ofisiásico é normalmente mais grave.

Tratamento da Alopecia Areata

alopecia-areata-cabelos-brancos-queda-de-cabelo

Existem diversas modalidades de tratamento da alopecia areata, entretanto isso caberá ao dermatologista decidir, após uma avaliação detalhada da história pessoal, assim como, ocasionalmente poderá ser feito alguns exames.

O tratamento da alopecia areata envolve o uso de produtos tópicos, que irão estimular o folículo piloso e ajudar no crescimento de novos fios, como o minoxidil, por exemplo ou corticóides tópicos. Dependendo da avaliação do dermatologista, também poderá ser usado tratamento oral (comprimidos, para casos de alopecia areata mais graves) ou até mesmo aplicações nas lesões.

Quando os fios estão começando a nascer, é comum que sejam mais finos e brancos, embora nem sempre ocorra.

Ficou com mais dúvidas? Te ajudamos? Entre em contato conosco e nos deixe saber, os comentários estão abertos e nossos formulários de perguntas também. Se precisar de um dermatologista em bh, entre em contato conosco.

Leia também:

Calvície e Queda de Cabelo